Acerca do Coro - Currículo
O Coro Tibério Franco - Terra Chã é uma associação cultural autónoma com existência legal por escritura pública desde 15 de Março de 1995, com sede na metade esquerda do edifício «Plano dos Centenários» da escola Professor Maximino Fernandes Rocha, sita ao Caminho para Belém, Terra – Chã, conforme contrato de comodato firmado entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e esta instituição em 30 de Outubro de 2006.
A associação cultural é constituída por mais de 45 elementos, sendo 30 sócios efectivos que constituem o coro propriamente dito, e os restantes, sócios não efectivos. A sua origem remota assenta na louvável iniciativa do Prof. Tibério Franco, que em 7 de Fevereiro de 1981 criou um coro na Terra – Chã, por ele dirigido até 1988, altura em que tragicamente desapareceu do nosso convívio e, em atenção ao seu dinamismo e entusiasmo, decidiu-se perpetuar meritoriamente o seu nome na denominação que Instituição veio a assumir.
Foi seu continuador e até 1990 o Prof. Luís Soares que infelizmente também já não se encontra entre nós. Durante dois anos (1996-1998) o coro, na ausência do actual Director Artístico, esteve à responsabilidade de Liliana Silva, o seu sócio número um que também desde aquela data desempenha a função de Preparadora Vocal.
Após esta breve referência dos antecedentes históricos fundamentais do Coro Tibério Franco – Terra Chã, há a salientar inúmeras actuações em todas as Ilhas do Grupo Central, na Madeira, em Santarém, Lisboa, Estremoz e Elvas, Estados Unidos da América, Bruxelas, Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz, Algarve, Coimbra, Porto e Brasil.
Na Ilha Terceira salientam-se actuações aquando da inauguração do órgão de Tubos na Sé Catedral e das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Aurélio Granada Escudeiro em Janeiro de 1993. Participou também no Concerto de Ano Novo que a RTP-Açores transmitiu em Janeiro de 1994. As solicitações do coro nos últimos anos granjearam-lhe as maiores simpatias e o reconhecimento das plateias pelo trabalho desenvolvido a nível técnico e artístico.
Das actuações mais recentes do “Coro Tibério Franco – Terra Chã ” enquanto instituição autónoma, destacam-se a participação em todos os Encontros de Coros da Ilha Terceira, o Concerto de Natal em 17 de Dezembro de 1995 na Sé Catedral de Angra, o Concerto de Música Sacra também na Sé de Angra por ocasião do 1ª Dia da Igreja Diocesana em Janeiro de 1996 e a digressão aos Estados Unidos da América em Agosto do mesmo ano. Também é digna de registo a participação do coro na gravação e edição do CD «Os melhores coros amadores da Região Açores», interpretando 4 números musicais.
O Coro promoveu e realizou um grande Concerto de Natal em 14 e 15 de Dezembro de 2002, na Sé Catedral de Angra e Matriz da Praia da Vitória, respectivamente, em que foram interpretados 10 excertos da Oratória Messias de Haendel (corais e árias), com a colaboração da Orquestra do Conservatório de Angra – constituída para o evento - e das Solistas Liliana Silva (contralto) e Cristina Meireles (Soprano). Destaque também para o significado da digressão e concertos no Brasil em 2004 que a todos encantou. A promoção de um encontro de Coros a 13 de Março de 2005 para assinalar o 10º aniversário do coro enquanto associação cultural autónoma, e o concerto dos 25 anos do início de actividade realizado a 29 de Abril de 2006, com a interpretação da obra Credo de Vivaldi em mi menor e várias árias de Haendel pela soprano Joana Levy – a qual fizera já um woorkshop de técnica vocal organizado pelo coro - contam-se como os últimos grandes eventos culturais, ambos na Igreja da Misericórdia em Angra. O coro, que inaugurou oficialmente a sua sede em Março de 2007, tem em vista um projecto, a longo prazo, de registo em CD de algumas peças que fazem parte do seu repertório ao longo dos anos.
O coro é dirigido desde Outubro de 1990 por Ricardo António Henriques, sacerdote católico, natural da Fajãzinha, Ilha das Flores, com licenciatura canónica (mestrado) em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1996-1998), professor de Teologia Bíblica, Grego Clássico, Grego Bíblico, Formação Musical e Música Sacra do Seminário Episcopal de Angra, desde 1988, tendo regido a cadeira de Teologia Bíblica no Curso de Licenciatura em Ciências Religiosas da Universidade Católica Portuguesa, na extensão de Ponta Delgada, em 2001-2003; além disso, concluíu o curso de jornalismo no «Studio Paolino Internazionale della Comunicazione Sociale» em 1984/85, frequentou a Escola «Tommaso Ludovico da Vittoria» associada ao Instituto Superior de Música Sacra de Roma, em 1985/86. Obteve o diploma de Director de Coro no Curso de Música Litúrgica, dirigido pelo Professor do Instituto Superior de Música Sacra de Regensburg, Alemanha, Hubert Velten (Direcção Coral), 1991/1994.
Subscrever:
Mensagens (Atom)